Historial
O Centro Social Padre José Coelho nasceu da visão do pároco que lhe dá o nome e de um grupo de cidadãos dedicados que quiseram criar um centro de apoio à população mais carenciada. Hoje em dia, com valências criadas na área da infância, apoio à terceira idade e Serviço Social, o centro constitui um pilar fundamental para Fiães e freguesias limítrofes.
Fundado oficialmente em 1981, com a assinatura da sua escritura pública, o Centro Social Padre José Coelho teve desde início o objetivo de melhorar e servir a comunidade de Fiães e restante concelho de Santa Maria da Feira. Desde este momento, até à abertura em 1990, a instituição multiplicou a sua ação junto das camadas mais carenciadas da população.
1990: Abertura de portas do espaço físico da organização com centro de dia.
1999: Serviço Acompanhamento Social.
2002: Serviço de Apoio Domiciliário.
2013: Creche e Pré-escolar.
Valência e utentes
Neste momento, o centro social Padre José Coelho apresenta cinco valências fundamentais: centro de dia, Serviço de apoio domiciliário, creche, pré-escolar e Serviço de Atendimento e Acompanhamento social. Uma oferta que alcança mais de 260 utentes.
Para além destes serviços, a instituição é ainda responsável pela realização das refeições para todas as escolas de primeiro ciclo e prés públicas da freguesia.
Em 2017 o Centro Social Padre José Coelho assume o papel de Coordenador e mediador do novo programa alimentar (POAPMC – programa operacional de apoio às pessoas mais carenciadas), onde é responsável pela receção e entrega de alimentos por outras sete instituições mediadoras entre Santa Maria da Feira e São João da Madeira.
Em 2019 dá seguimento ao programa com nova candidatura continuando a assumir o papel de coordenadora e aumentando o papel de mediadora com distribuição de alimentos em mais freguesias.
Desenvolvimento contínuo
Em seis anos (2012 a 2018), o Centro Social Padre José Coelho criou duas novas valências (creche e pré-escolar); acabou a construção do novo edificio creche (2012), iniciou e terminou (2018) a construção do novo edificio para as restantes valências (pré, centro de dia, SAD e SAAS).
Agora o pensamento está em construir um lar.
Projetos futuros
Para o futuro, os responsáveis do centro social Padre José Coelho pretendem continuar a desenvolver o trabalho até agora efetuado e aumentar ainda mais o seu raio de apoio à população. Objetivos que passam essencialmente por estabelecer ainda mais o nome da instituição como referência em Regional, com a melhoria do seu espaço físico com criação da valência ainda em falta, o lar de terceira idade.